sexta-feira, outubro 26, 2007

Blog como ferramenta de colaboração


É fato que na atual vida moderna, o dia-a-dia das pessoas tornou-se um verdadeiro corre-corre: trabalho, estudo, família...São muitos compromissos ao longo do dia, restando pouco tempo para encontros presenciais, como reuniões para trabalhos em grupo, participação em palestras, cursos, conferências,entre outros, tão necesários à nossa formação profissional. Sem falar, que faz parte do ofício de professor levar para casa trabalhos extras. Com tudo isso, até os encontros sociais ficaram comprometidos, como uma simples conversa entre amigos ou colegas profissionais.
Com a ampliação do uso do computador e da internet, ficou mais fácil retomar tais atividades. As pessoas podem, dentro de suas possibilidades de tempo e espaço, interagir com outros indivíduos ou grupos e ter acesso a informações, (ampliando seus conhecimentos profissionais, culturais ...) de sua casa, de seu trabalho, de um cyber-café ou uma lan-house. Ferramentas como o blog posibilitam encontros virtuais de forma confortável e prática, podendo funcionar como um interessante grupo de estudo sobre um determinados assunto. Assim por meio do alfabeta os participantes poderão dar opiniões, sugestões de textos para estudo, atividades práticas para serem aplicadas em sala de aula, relatar experiências, dar sugestões de sites, jogos virtuais, dicas de filmes, músicas, refletir através de questionamentos propostos... ou seja a participação de todos será o ponto chave para a formação de uma aprendizagem colaborativa. Compartilhando as idéias e realizações, sobre alfabetização e/ou letramento, vamos encontrando em conjunto inspirações e apoio onde cada um dar e recebe suporte para nossas prática e reflexão pedagógica, findando na construção e reconstrução do conhecimento.

Um comentário:

Blog da ACM disse...

Ol@´!

"Os blogs posibilitam encontros virtuais de forma confortável e prática, podendo funcionar como um interessante grupo de estudo sobre um determinados assunto." Esse comnceito de Blog junta toda a filosofia de trabalho com a ferramenta. Na sua proposta eu vejo como a utilização como um grupo de estudo.

" ... por meio do alfabeta os participantes poderão dar opiniões, sugestões de textos para estudo, atividades práticas para serem aplicadas em sala de aula, relatar experiências, dar sugestões de sites, jogos virtuais, dicas de filmes, músicas, refletir através de questionamentos propostos... ou seja a participação de todos será o ponto chave para a formação de uma aprendizagem colaborativa." Nessa proposta você apresenta a sua construção do conhecimento. Veja se poderia ser a construção do conhecimento do aluno através da ferramenta Blog? O próprio aluno construir seu Blog para procurar discutir seu tema procurando por video, fotros, gifs, textos, etc.

"Compartilhando NOSSAS idéias (e as do alunos?) e realizações, sobre alfabetização e/ou letramento, vamos encontrando em conjunto inspirações e apoio onde cada um dar e recebe suporte para nossas prática e reflexão pedagógica, findando na construção e reconstrução do conhecimento."